-
Arquitetos: Studio Link-Arc
- Área: 30 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yu Bai
-
Fabricantes: Bio-Loop
"More than Human Adventure" é o tema da nossa Exposição para a Bienal de Shenzhen 2022, intitulada Urban Cosmologies. Em resposta ao tema, o Studio Link-Arc se propõe a explorar a interseção entre organismos vivos e arquitetura.
O micélio (parte do cogumelo) é uma estrutura viva semelhante a uma raiz que às vezes pode cobrir milhares de hectares. Tem enormes habilidades para sobreviver e se adaptar a vários ambientes e suas condições. Nesta instalação pretendemos refletir, visualizar e aprender com tais organismos, adaptando as linguagens e técnicas da arquitetura para o futuro.
Usando a linguagem da construção, esta instalação explora as relações entre a arquitetura e um ecossistema que é praticamente desconhecido. O objetivo é dissolver fronteiras e criar uma simbiose, uma colaboração entre os dois reinos. A forma de pirâmide invertida inverte as visões tradicionais. Ilustra a existência de segundas naturezas, funcionalidade dupla, propósitos duplicados, feitos pelo homem e natureza, presente e futuro e, finalmente, crescimento e decadência. Um símbolo que é também um antissímbolo.
A instalação consiste em 400 tijolos de cogumelos suspensos, um material renovável e biodegradável. Os tijolos são cultivados em vez de fabricados. Usando palha de resíduos agrícolas, bagaço e farelo de trigo como substrato, o micélio cresce naturalmente e com o tempo se solidifica. O resultado final é um material com resistência estrutural e plasticidade suficientes que, sob a temperatura e umidade certas, podem crescer em qualquer forma. Uma vez que sua vida como material de construção termina, vários meses no solo verão a degradação completa do tijolo de cogumelo. Não há nenhum malefício para o meio ambiente.
A exposição acontece em uma antiga cervejaria, que agora abriga espaços de galeria entre molduras contínuas de concreto. O espaço interno-externo oferece um local ideal para os tijolos de cogumelos absorverem a umidade do ar. Além disso, uma piscina é criada sob a instalação para fornecer um microclima úmido.
O micélio será desativado no processo de fabricação. Para compensar, selecionamos alguns tijolos para cultivar cogumelos frescos após a montagem. A esperança é tornar esta instalação parte do ciclo ecológico sustentável, um dispositivo feito pelo homem que cresce e evolui como um organismo vivo.